Páginas

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Resultado 06/16: R$ 371k

Fala galera!

Essa é a primeira postagem "numérica" do blog...
Resolvi omitir dados de minha evolução de patrimônio (não estou na Lava-jato, eu garanto!), pois não anotava tantos detalhes como vejo aqui na blogosfera, de forma que eu teria que garimpar muita coisa em extratos e tudo mais... não tenho esse tempo.
Portanto, vamos começar desse mês mesmo! hehehe

Patrimônio - visão geral
Como comentei no post de boas vindas, descobri o mundo de investimentos faz pouquíssimo tempo... de forma que aloquei praticamente tudo em RF, seguindo um perfil conservador.


Alocação e ratings
Quase 3/4 das aplicações em RF estão em LCA/LCI, que são isentos de IR. Pouco mais de 3/4 dessas aplicações apresentam rating AA+ e A- (S&P), que possuem grau de investimento com alta qualidade e baixo risco.


Forecast - 07/16

  • Investimentos: é absurdamente nítido que tenho perfil conservador... mas estou estudando e me "capacitando" para assumir os riscos da RV. Vou começar por FII, e já estou "desenhando" minha carteira. Também pretendo realocar um LCA em TD.
  • Vida pessoal: estou passando um momento muito similar ao Doutor Honorários (engraçado é que também temos um patrimônio similar! hehehe), que saiu da carreira para estudar para concursos. Não é uma decisão fácil, mas eu decidi optar por uma vida mais estável e tranquila.
  • Desafio: a grande implicação desta decisão está justamente nos meus investimentos... por algum tempo, vou ter que sobreviver com o seguro desemprego e com os rendimentos mensais da minha carteira (felizmente, meus custos mensais não são altos, em função do meu perfil). Por isso, tenho que estudar mais sobre RV, tomar decisões prudentes e diversificar minha carteira o quanto antes. Não foi o primeiro desafio superado na minha vida... e tenho certeza que com fé, foco e determinação (além de um pouco de sorte, que não mata ninguém), em breve irei compartilhar boas notícias!



Abraço e bons ventos!

11 comentários:

  1. IaP tens um belo patrimônio. Se vais ingressar na renda variável sugiro ler esse post do amigo Investidor de Risco: http://investidorderisco.blogspot.com.br/2015/11/por-tras-da-regra-numero-1.html - a partir desse post decidi ousar mais em RV.
    Para começar a ganhar é importante não perder.
    Keep Calm and Buy & Hold!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos melhores artigos da blogosfera!
      Muito obrigado pela dica!

      Excluir
  2. Tem um ótimo patrimônio, pãodurismo.

    Acho interessante tua ideia de começar a aplicar em renda variável, mas vai uma dica de iniciante: evite assumir riscos desnecessários, principalmente antes de ter um emprego fixo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uMQ,

      Muito obrigado!
      Não consigo ter acesso ao seu blog... vc desativou?

      Abraço,
      PD7

      Excluir
  3. Olá.

    Você está tendo um excelente começo - um bom montante investido em lugar seguro e se informando sobre assuntos relacionados à educação financeira.

    Quando partir para renda variável não aloque todo recurso nela e tenha paciência, os frutos virão.

    Quando você conhecer o mecanismo simples da renda variável, compre algumas ações e/ou FIIs. Perceberá que o fundamental para obter bons resultados é a combinação de conhecimento mínimo, controle emocional e disciplina de reinvestimento dos dividendos.

    Sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Galera, muito obrigado pela força e por compartilhar a experiência de vocês...

    Agradeço se me incluírem nas suas lista de blogs. Vcs já estão na minha lista (nos favoritos do navegador)... ainda tenho que descobrir como adicionar aqui no blog, rs

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Curti o estilo de postagem... Acompanhando tb!

    ResponderExcluir
  6. Olá Pão duro, tamo junto no caminho pra IF... =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TMJ, parceiro!!! Para facilitar o acompanhamento de sua evolução e vc ganhar mais "pitacos" (esse é o grande benefício da blogosfera), sugiro vc fazer gráficos... que tem associação rápida.
      Não é todo mundo que lê o texto :)

      Vamo firme na luta! Abraço

      Excluir
  7. Oi, Pãoduro!

    Meus FII são:
    SDIL11
    FAED11B
    HGRE11

    Ações:

    CIEL3
    ABEV3
    ITUB3
    LEVE3

    ResponderExcluir