Páginas

domingo, 18 de junho de 2017

Resultado 05/17: 405,3k

Fala galera!

Mesmo muito atrasado, vou postar o fechamento de Maio... que foi um mês marcante pros investimentos, sobretudo na renda variável, pela ocorrência do circuit breaker no dia 18/05, após a delação da JBS.

Principais personagens da série House of Cards - Brazilian edition.

Eu ainda acho que essa novela vai continuar... e eu, que sou iniciante, não sei se vou continuar na montanha-russa do IBOV hehehe

Vamos aos números!


Comentários
  • RF: Tinha um capital parado, visando comprar ações ou FII... mas com o susto do circuit breaker, acabei decidindo comprar uma LCA de curto prazo. Nas próximas semanas, vou receber uma avalanche de títulos (vide gráfico da RF/liquidez)... vou começar a acompanhar as taxas de RF pra decidir onde realocar.
  • Ações: Havia aumentado minha posição em Maio (vide aumento de cotas no gráfico de ações) antes do circuit breaker... mas no dia não tive coragem de comprar mais. Teoricamente, deveria, pois houveram grandes oportunidades... mas sou iniciante, não tenho aportes regulares, então não tive coragem de lançar ordens. Tinha papéis com lucros interessantes (como RAIL3 lucrando mais de 50%), mas a coisa mudou literalmente da noite pro dia. Ainda assim, minha carteira tem apresentado bons resultados com a queda do IBOV de forma "consistente" (uso aspas pq minha amostragem são de poucos meses, rs)... vejam que em Março e Maio, onde o IBOV fez um movimento de queda, a carteira PD7 respondeu com movimentos de alta... será que já posso administrar um fundos de ações? rs

PD7 se sentindo like a boss, rs.


  • FI: Continuo com dois fundos multimercado... eles ficaram ligeiramente no vermelho com a queda do IBOV... mas estão se recuperando aos poucos. Ainda estou avaliando se mantenho essas posições ou se realoco em outras modalidades. A SELIC está cada vez menor, e quem quiser manter o ritmo de crescimento, tem que se expor à RV... os fundos multimercados são uma forma mais branda de exposição, pois parte da carteira normalmente é composta por RF.
  • TD: Sem novas compras, e as NTNBs sofreram muito com o IPCA baixo... mas eu não me preocupo, pois vou levar até o prazo.
  • CC: Historicamente tenho deixado cerca de 1% na CC, o que é um absurdo... tenho que encontrar um fundo de renda fixa com resgate automático pra pagar a fatura do cartão... mas ainda não tive tempo de resolver isso.
E as despesas foram:


Comentários
  • Cartão de crédito: Abril foi o mês da frugalidade extrema, atingindo o valor mínimo de 2016/2017... hehehe Maio deu uma subida, mas ficou abaixo da média de 2016/2017. Muito bom! Esse mês tive preguiça não consegui tratar a composição dos custos (alimentação, transporte, lazer, etc.), mas de longe a alimentação continua sendo a vilã da história. Como eu continuo sem saber cozinhar bem e nem casei com quem sabe... vida que segue, rs.

É isso!
O blog está perto de completar 1 ano... eu tenho passado por inúmeras situações profissionais e pessoais complicadas... mas também venho aprendendo lições valiosas, e a carteira PD7 não diminuiu em nenhum mês, ou seja, venho cumprindo as famigeradas regras número 1 e 2 do mestre Warren Buffet.
Com perseverança, trabalho duro e humildade, um dia eu chego lá.

Abraço!
PD7

11 comentários:

  1. PD7,

    Ótimo patrimonio. Estou iniciando agora nesse mundo de finanças e vi que você possui somente um pouco em FIM e RF. Minha carteira hoje basicamente esta composta por FI de DI, Multimercado e Açōes, pois como disse sou iniciante. Você acha que assim minha evolução será bem prejudicada inicialmente? Futuramente estou pensando em debentures ou dividendos, mas estou analisando as possibilidades.

    Abraços!

    Um investidor brasileiro na Arábia,

    http://brasileironaarabia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. PD7, parabéns pelo fechamento. Sua apresentação deixa bastante claro que você sabe o que está fazendo e isso se reflete nos seus resultados. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mt obrigado!
      Estou aprendendo todo dia... hehehe
      Valeu pela visita!
      PD7

      Excluir
  3. haja estomago pra lidar com ibov... mas nao tem jeito, um pouquinho lá vc tem q manter de alguma forma. parabens pela disciplina, feliz jornada !

    ResponderExcluir
  4. PD7,

    Quanto à Fundos Multimercado, eles são bons se souber escolher bem e se comprar quando o IBOV tá sofrendo, comprar na alta e ver os rendimentos cairem a curto prazo ou até que suba de novo. Eu não tenho nenhum Fundo Multimercado, por enquanto tô indo bem não pagando as taxas e investindo por conta própria.

    Quanto à CC, por que não coloca em uma liquidez diária como no Banco Inter? Tenho um pouco lá.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BPI,
      Sobre o banco inter, não rola, pois as cidades/bairros que eu circulo não são bem servidos de caixas 24h. Ou seja, preciso do BB mesmo.

      Valeu pela visita!
      PD7

      Excluir
  5. Grande PD7! Sei que já devem ter perguntado isso diversas vezes mas não encontrei aqui no blog. Esses gráficos você quem criou ou é de alguma tabela ou aplicativo? VLW!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PR,
      Meus gráficos são do excel mesmo... fui criando minha planilha, e foi melhorando com o tempo... ainda não está do jeito que quero hehehe
      Assim que estiver, vou disponibilizar na blogosfera!
      Abraço e valeu pela visita!
      PD7

      Excluir