Estava com saudades de postar e acompanhar a blogosfera, mas nos últimos meses eu passei por muitos problemas/mudanças, o que explica a minha ausência... foram muitas dificuldades, aprendizados, um pouco de descanso (é claro)... mas aqui estou de volta!
Como não tive tempo de fazer um post de fechamento/retrospectiva 2016, vou apenas apresentar os números e fazer alguns comentários. Acredito que minha situação está mais estável agora e retomarei os posts regulares, espero!
Vamos ao trabalho!
Comentários
- RF: Recebi uma LCI recentemente... e em breve irei receber outra, o que diminuirá o volume em RF. Estou avaliando opções de investimento. Como estou praticamente sem aportar, estou preocupado com o volume de LCA menos-rentável-mas-com-liquidez (D+0)... ou seja, penso em diminuir meu colchão de emergência para aumentar os rendimentos. Vamos ver.
- TD: Sem modificações. Preciso me atualizar das novas regras do TD e também checar se está valendo aumentar a posição.
- Ações: Essencialmente, não movimentei minha carteira. Fiz compras em Setembro/Outubro, quando decidi engatinhar na renda variável... e vem sendo uma experiência positiva. Atualmente a carteira está com 12,24% de lucro, o que não está tão mal para um principiante, rsrsrsrs. Pretendo falar da minha experiência com ações posteriormente... e pretendo comprar mais.
- CC: Existe um valor absurdo na CC (18,51% do patrimônio)... mas isso se deve ao fato de ter recebido um LCI e também ter resgatado integralmente meu fundo de investimento (que segurei por meses, mas não me convenceu que valia a pena). Estou avaliando as opções de investimento para aplicar o mais rápido possível.
Despesas
- Composição de custos: Esse breve histórico mostra o padrão que já vinha comentando... meus maiores gastos são com moradia e alimentação. Resolvi dividir apartamento para diminuir as despesas, e já podemos ver uma redução significativa do custo de moradia em Janeiro. Essa diminuição não causou grande impacto no mês, pois Dezembro/Janeiro sempre acabamos gastando mais com compras e lazer. Mas estou certo de que essa mudança será positiva ao longo do ano. Outro fator que contribuiu para que eu dividisse apto seria a questão da alimentação. Temos diarista que cozinha bem, e estou me alimentando melhor e gastando menos.
- Detalhamento - alimentação: Ainda quando morava sozinho, eu havia começado a
tentarcozinhar... e isso diminuiu o número de refeições em restaurantes em Outubro/Novembro/Dezembro... Dezembro deu uma subida em função de viagens/mudança, mas acredito que a tendência é baixar daqui pra frente.
Peço desculpas aos leitores que frequentavam o blog e que sentiram minha falta... e espero que nossa parceria e interação volte a acontecer. O ano passado serviu de grande aprendizado nas finanças... e espero que este ano eu possa aprender e compartilhar mais.
Rumo aos 400k!
Olá PD,
ResponderExcluirParabéns pelo patrimônio. Próximo mês os 400k chega.
Bons investimentos.
Abraços.
Pra 400k não é nada!
ResponderExcluirAbraços e sucesso financeiro!
PD,
ResponderExcluirBem vindo! rsrr
Que beleza 395k!
Abs,
Logo mais chega nos 1/2MM! (nem falamos dos 400k pq praticamente já foi!).
ResponderExcluirSucesso!
Buenas, PD! Bom retorno, vamos acompanhar!
ResponderExcluirAbraço e sucesso!