Páginas

domingo, 12 de março de 2017

Sobre a gratidão

Essa semana eu estava indo para um lugar perto de casa, e decidi ser pão duro e economizar com uber pegar um ônibus... na parada, havia apenas um senhor de seus sessenta e poucos anos. Era noite, não me sentia inseguro embora devesse, e o fato desse senhor estar ali sozinho me sensibilizou.

Notei que ele ajeitava seus óculos, lutando contra sua pouca a visão, tentando enxergar os ônibus que estavam vindo desenfreadamente. Ele me pediu que o ajudasse, avisando quando eu visse a linha X... naturalmente, fui prestativo e puxei algum assunto pra fazer companhia.

De mochila nas costas, ele me disse que estava voltando do trabalho. Era aposentado, mas não conseguia viver com apenas o salário mínimo que recebia... tinha que fazer um trabalho extra numa praça ali perto.

Fiquei me perguntando quantas pessoas dependiam financeiramente dele... e que tipo de trabalho extra ele ainda fazia (com aquela idade, coitado). Não tive coragem de perguntar. Na nossa breve conversa, ele me advertiu sorrindo, experiente, que a minha situação futura deveria ser pior, afinal, agora estão dificultando as leis para a aposentadoria... eu vou ter que trabalhar mais e me aposentar mais tarde. Se prepare, meu filho... dizia o senhor com ar cansado e a pele marcada pela idade. Um legítimo trabalhador brasileiro, ajeitando seu bonezinho e tentando enxergar as placas luminosas dos ônibus que vinham na nossa direção.

Lamentei bastante por tudo aquilo.

Seja pelo tempo, seja pela segurança, eu já estava convencido que era melhor deixar de ser pão duro e ir de uber, mas eu não poderia deixar aquele senhor ali sozinho. Pensei inclusive em deixá-lo em casa, mas eu não tinha a menor idéia de onde ficava o bairro que ele estava indo. Então, no mínimo, eu iria esperar que o ônibus dele chegasse.

Conversamos mais um pouco, trocando experiências, até que seu ônibus finalmente chegou. Nos despedimos rapidamente, e o ônibus arrancou pela avenida. Entrei numa conveniência ali do lado, por segurança, e chamei um uber.

Estou solteiro, não tenho filhos... e fiquei pensando que a aposentadoria dele não pagaria sequer as minhas despesas com moradia... sem contabilizar a alimentação e todas as outras coisas. Muito punk. Me senti meio mal. Mas me senti também muito grato pelas oportunidades que tive, pelas coisas que lutei e conquistei. Percebi que, em geral, não valorizamos o que temos... aquilo que está ali todo mês. Parece que nossas coisas estão simplesmente onde deveriam estar. Estranho, né? Ao mesmo tempo, nos irritamos facilmente quando algo pequeno não corre como o esperado... quando não fica exatamente como queremos ou gostamos. Não possuir coisas supérfluas parece ser o fim do mundo.

"Existem pessoas que adorariam ter os seus dias ruins".

Sou mais um na blogosfera de finanças, e estou na corrida para a IF... mas não quero desaprender a viver em comunidade, ser parte do todo, sentir as dores do outro e estender a mão.

Sou bastante observador e um ávido colecionador de causos... conhecer aquele senhor valeu a minha noite. Me ajudou a ser mais grato, enxergar e valorizar mais as coisas que tenho.

26 comentários:

  1. Ótimo post!!!

    Triste, porém, motivador...

    Acho que o minimo que podemos fazer é "tentar" passar nossos conhecimentos para frente, alertando/ensinando outras pessoas a discutir sobre dinheiro, isso talvez seja o "estender a mão" em uma comunidade...

    O caso do senhorzinho serve para alertar de como "Não" queremos ser na idade dele...

    Abs..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade... apesar de triste, isso reforça que temos que pensar na aposentadoria enquanto somos jovens... fazer o pé de meia.

      abraço
      PD7

      Excluir
  2. Linda reflexão, PD. Tenho tido a sensação de que as pessoas estão cada vez mais se preocupando com elas mesmas e perdendo a sensibilidade de ter empatia pelos outros.

    Somos privilegiados por termos condições de viver com todo esse conforto, mas não podemos nos isolar.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. exato...hoje em dia as pessoas estão perdendo a empatia,principalmente os mais jovens.. temos sempre que agradecer erguer a cabeça e prosseguir

    ResponderExcluir
  4. Olá, Pãodurismo.

    Bela reflexão. Acho que o fato de investir e buscar IF não deve cegar ninguém a ponto de fazer as pessoas ficarem totalmente indiferentes aos problemas alheios. Temos que ser bastante gratos ao que temos e acho que só de ter ouvid o senhoriznho você já fez uma coisa legal.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Quando eu tinha 17 anos eu ficava pensando será que um dia terei alguma coisa? Um carro, uma casa etc. Eu era muito pobre, pense na pessoa mais pobre que você conhece, eu era mais pobre que ela. Hoje me dia quando vejo tudo que tenho fico contente demais. Cometi erros e acertos e ter patrimônio de mais de milhão hoje é muito gratificante. Agradeço muito ao universo (pois sou ateu) por tudo que conquistei. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me alegro sobre sua trajetória...
      se possível, faça um post no seu blog contando a respeito... ah, e vc não divulga seus investimentos?

      abraço,
      PD7

      Excluir
    2. Não sou bom em escrever. Vivo no mundo dos investimentos e acompanho todos os blogs aqui e me identifico com vários. Às vezes até penso em escrever mas depois, por algum motivo, as coisas não andam. Faço as planilhas e tenho tudo arquivado desde a primeira moedinha (Tio Patinhas) até o dia atuais mas nunca pensei em fazer como vocês e divulgar talvez uma hora eu faça isso.

      Excluir
    3. meu primeiro post foi uma tabela ridícula... simplesmente eu queria começar...
      depois eu fui melhorando... não tenho a melhor exposição, mas já melhorei muito em relação ao primeiro post! hehehe

      vc já tem o principal que são os dados organizados!!!
      compartilha com a gente! hehehe

      abraço
      PD7

      Excluir
  6. É bom mesmo sempre estar aberto a todo tipo de aprendizado disponível. Essa troca que o senhor idoso lhe proporcionou tem mais valor que muito material teórico, afinal, é a VIDA COMO ELA É que se mostrou pra você naqueles instantes. Gratidão sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso é vdd... a vida está nas ruas... temos q ser sensíveis ao q acontece ao nosso redor.

      abraço!
      PD7

      Excluir
  7. belo texto pd7. a vida é dura demais com a maioria das pessoas. devemos pensar no coletivo, mesmo que seja com um voto, uma conversa, uma atitude.
    otimo exemplo no meio desse mar de gente raivosa, extremista e politicamente insana que vemos pela internet.

    Abraços
    M.R.F.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente... ódio é o q não falta na internet!!!

      abraço
      PD7

      Excluir
  8. É melhor ficar no pãodurismo mesmo pra não se colocar em situação semelhante futuramente. Mas mesmo em situação muito melhor não devemos esquecer da sociedade à nossa volta que não teve nossas oportunidades. Os grandes capitalistas americanos também são grandes filantropos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade, IF!

      frequentemente esses magnatas doam 1 mi US$... o que não representa nada percentualmente pra eles, é claro... mas é uma grana que resolve ou alavanca a causa!

      abraço
      PD7

      Excluir
  9. Olá, Pãodurista.

    A vida nos proporciona vários exemplos. Um bom observador sabe tirar lições valiosas do cotidiano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande G65!

      Exatamente... gosto dessas situações de rua... aprendemos bastante!
      Obrigado pela visita!

      Excluir
  10. PD7,

    Gratidão é o sentimento mais bonito do mundo ... as pessoas hj são tudo "marketing pessoal" eu .. eu ..eu ... uma bosta ..

    Abs,

    ResponderExcluir
  11. Controlar cada centavo do nosso dinheiro nos empurra em direção aos objetivos de Independência Financeira. No entanto, isso não significa que não devemos nos preocupar com os outros e fazer boas ações de vez em quando... abç

    ResponderExcluir
  12. Boa reflexão!! Gosto de agradecer também pelas minhas oportunidades. Muitas pessoas infelizmente tem uma vida bem mais complicada do que a nossa, as vezes fico vendo as pessoas nos transportes públicos e me dou graças a Deus por ter meu carrinho popular e por aí vai...na medida do possível de vemos ajudar ao próximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado, meu caro!
      somos seres individuais... mas precisamos da consciência do todo!!!

      Excluir