Páginas

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Resultado 07/16: 373k

Fala galera!

Com alguns dias de atraso, vou compartilhar o fechamento de Julho/2016. A primeira grande mudança em relação ao post do resultado anterior foi que compilei mais informações e melhorei a diversificação da carteira, pq aos pouquinhos estou me familiarizando com o mundo dos investimentos e também com a blogosfera :) Preferi deixar tudo na mesma imagem, pra facilitar as correlações e discussões.
Vamos aos dados, e em seguida faço os comentários!


Comentários
  • Patrimônio: apresentei um crescimento minúsculo em relação ao mês anterior (+0,4 %), mas isso se deve ao fato de estar "vivendo" de rendimentos (como estou desempregado, não estou aportando). Claro que ainda não atingi a IF (quem dera! rs), mas foi bom pra sentir que dá pra segurar as pontas com os rendimentos.
  • RF: Seguindo meu perfil conservador, mantenho mais de 75 % em RF, estando alocado entre LCA e LCI, que são isentos de IR. Mais de 75 % desses títulos possuem rating de boa qualidade/baixo risco. Até aqui tudo bem... mas agora vem um ponto fraco. Mais de 50 % dos títulos apresentam rentabilidade menor que 88 % do CDI. Isso se deve ao fato de eu manter um LCA com liquidez diária (D+0) no meu banco, que é meu colchão de segurança para imprevistos. Estou redimensionando o valor desse colchão, e vou redistribuir esse título em investimentos mais rentáveis na corretora. Pergunta: onde vcs deixam o colchão de segurança de vcs?
  • FI: como ainda não me sinto informado o suficiente para entrar na RV operando por conta própria, e ainda estamos num cenário de instabilidade política-econômica, estudei criteriosamente alguns fundos de investimento... e achei um multimercado que atende minhas expectativas. Considerando que sou muito conservador, fiquei surpreso por não ter tido muita resistência de colocar mais de 10 % da carteira nesse FI rsrsrs mas o aporte inicial era alto, e eu realmente acreditei no fundo, então decidi fazer o teste. Vamos ver. Sobre RV, minha meta é começar com FII até o fim do mês.
  • TD: aumentei minha participação em TD. Já tinha um LTN com taxas interessantes (peguei a descida da ladeira no começo do ano), e entrei em NTNB e LFT.
  • CC: na correria, acabou ficando um valor considerável na conta corrente, entre banco e corretora. Vou me esforçar para deixar no máximo 1,0 % no próximo mês.
Agora vamos para a análise das despesas.

Comentários
  • Despesas mensais: tento pagar praticamente tudo no crédito, para converter em milhas e viajar "de graça"... a moradia e a alimentação são meus maiores custos atualmente. A moradia, em função de eu pagar aluguel numa capital, e a alimentação, pelo fato de eu não cozinhar nada... como fora praticamente todo dia, e em casa eu como congelados ou lanches. Péssimo! Se vc é casado ou mora com os pais, e está sempre de barriga cheia... levante as mãos pro céu! rsrsrs estou avaliando dividir apto com um amigo, para diminuir meus custos de moradia... e organizar algum esquema da faxineira semanal deixar alguma comida feita, pra diminuir custos de alimentação...
  • Detalhamento da alimentação: para monitorar melhor o meu maior custo, classifiquei os custos em 3 faixas de preço:  aqueles que custam menos de 15 temers (que são considerados lanches), que estão entre 15 e 35 temers (que seria uma refeição normal), e por fim aqueles que custam mais de 35 temers (que seria uma refeição mais caprichada). Vemos que na grande maioria dos casos eu consumo lanches ou refeições normais.
  • Histórico de crédito: em 2015, minha fatura média ficou na casa de R$ 1350, com picos no começo do ano... que é onde naturalmente compramos presentes, viajamos, etc. Em  2016, de forma alarmante, em todos os meses a fatura está maior do que foi em 2015, mas eu absolutamente não mudei nada da minha rotina... portanto, associo isso à inflação. Minha cidade é contabilizada no cálculo do IPCA, e o preço da vida diária realmente subiu nos últimos meses. Maio de 2016 apresentou um pico, pois fiz uma viagem com minha mãe, e isso pesou bastante. Minha meta é diminuir o custo mensal para igualar aos valores de 2015, ou ao menos para manter o padrão, evitando picos.
Estou contente por ter dado pequenos passos na diversificação da carteira, e por enxergar os próximos pontos de melhoria. Sei que os investidores experientes fazem isso num piscar de olhos, mas eu estou feliz com o meu progresso de iniciante. Espero compartilhar mais avanços no próximo fechamento.

Abraço e que Deus nos acuda boa olimpíada pra todo mundo!

Fonte: google imagens.

8 comentários:

  1. Ficou muito bacana a forma de explanar as informações, seguimos em frente rumo a IF!

    Forte abraço e boa sorte

    ResponderExcluir
  2. Fala meu querido: Muito cuidado com esta taxa de retirada pois a inflação pode vir corroer o principal.

    Ideal seria tu colocar um pouco de dinheiro FII de papel e alguns fundos imobiliários com contratos resilientes.
    Tome cuidado com FII de tijolos de escritório, pois para ti que precisa de fluxo mensal as taxas de vacância até 2018 tendem a ficar muito ruins afetando seriamente a distribuição dos mesmos.
    Resumindo se foste tu colocaria um pouco fundos de papel a qual pode lhe prover 1% a.a livre de impostos , manteria despesas mensais o mais baixo possível.
    Venho trabalhando com uma taxa de 65% a 70% de todas minhas receitas.
    Uma taxa bem agressiva, pois viso cobrir minha despesas fixas em 100% nos próximos 2 anos.
    Não tenho carro, cartão de crédito ou luxos diversos, vivo no estilo pão com ovo.
    Estude muito bem os ativos quais vai comprar é para estudar mesmos saber cada detalhe inclusive fazer a contabilidade mensal como tenho feito no ultimo ano.
    Da trabalho sim, quem disse que renda variável é fácil , só comprar mensalmente e daqui 20 anos estará rico.
    Não é bem assim que funciona tem de acompanhar os ativos por meio de diversos indicadores de desempenho ao longo dos anos.

    Resumindo: viva um estilo de vida simples diminuir sua taxa de retirada mensal, caso contrario a inflação anual ira diluir seus ativos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MD, obrigado pelas dicas.
      Estou mesmo estudando criteriosamente a RV antes de entrar, até pelo meu perfil ultra conservador.

      Tb estou lutando pra diminuir minhas despesas, como mencionei no post... mas foi bom saber que pude me "manter de rendimentos"... claro que isso não se sustenta por muito tempo, mas enfim.
      Os pontos são: NÂO moro com meus pais, e moro numa das capitais MAIS CARAS do brasil... e o custo tá aí nos gráficos! hehehe

      Excluir
  3. Essa ideia de convidar alguém pra dividir a moradia é muito boa. Há alguns anos morei sozinho numa capital e o custo do quarto (isso mesmo, um quarto minúsculo) ficava em torno de R$400/mês. No ano seguinte decidi procurar uma casa maior e montar uma república. Dividindo as despesas em 4, por cerca de R$300/mês pra cada um, tínhamos moradia, faxina semanal e TV a cabo, além de muito mais espaço... vale a pena considerar essa ideia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nazareno, estou pensando exatamente nisso... já estou pesquisando com amigos q tb querem economizar! Pena que na capital que eu moro, com 400 vc não aluga nem a casinha do cachorro rsrsrsrs brincadeira :)

      Excluir
  4. Deve ser duro conseguir alugar algo mais barato por ai.

    Siga firme.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. E aí! Você tá sismado com sua LCA/LCI abaixo de 88%, mas veja: se você achar um CDB com liquidez diária que pague 100% do CDI você vai ter 85% do CDI líquido depois de 2 anos.
    Quanto aos FIIs, concordo com a opinião do Mestre dos Dividendos: FIIs Papel (recebíveis) estão pagando mais, porém, tens que estar atendo ao Valor Patrimonial do fundo, pois, em alguns casos, o VP não está crescendo de acordo com a inflação (alguns até estão tendo diminuição do VP ao longo do tempo).
    Quanto à minha Reserva de Emergência, está em LFT e CDB com liquidez diária.
    P.S.: eu consulto os sites/aplicativos JURUS e RENDA FIXA para manter-me atualizado das taxas de mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IV, muito obrigado pelo comentário! É que minha reserva está muito mal dimensionada (mais de 100k rendendo menos de 88% do CDI)... estou redimensionando e avaliando possibilidades.
      Acho que tem um banco com CDB 100% CDI com liquidez diária imediata, sem ter que esperar 2 anos...

      Excluir