Páginas

quarta-feira, 1 de março de 2017

Corretora Rico aumenta o custo de corretagem na Bovespa

Fala galera,

Notícias de aumento de custos raramente são bem vindas, especialmente quando o aumento é significativo e não é apresentada nenhuma justificativa... poisé, se vc também opera em ações com a corretora Rico, deve estar surpreso (e decepcionado) com o e-mail recebido hoje de noite:


Considerando que atualmente a taxa de corretagem para o lote padrão de posição em ações custa R$ 9,80, o aumento para R$ 16,20 representa 65,30%... um número muito expressivo. Surpreendentemente, não houve nenhuma melhoria ou modernização da plataforma, e não foi anunciado nada que justificasse uma correção desse tamanho. Fiquei muito decepcionado com esse anúncio.

Esse mês queria deixar a carteira em "stand by", mas vou ter que gastar um tempo estudando como transferir as minhas ações para uma corretora mais econômica e mais coerente com o serviço.

Mais alguém está na mesma situação?
Qual corretora vcs operam com ações?

Abraço!

obs: até sexta eu publico o fechamento de Fevereiro! :)

27 comentários:

  1. Pois é !! eles deram um tiro no pé... o pessoal que investe e fica de olho faz conta de centavos, vai ter debandada geral !!

    ResponderExcluir
  2. Uso a Mirae Asset ela é a que tem a menor taxa de corretagem. Quando estava no desespero e procurando a corretora mais barata foi ela que encontrei. E não é ruim, a Socopa tem custos bem maiores e um HB bem pior, só uso para FIIs mesmo.

    Rico e XP são corretoras de ricos que não se importam mais com custos de corretagem. Até a Clear que se diz barata tem um preço abusivo para nós pobretões. O único diferencial delas é o uso de robôs, que aliás, só os ricos podem pagar.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. PD7,

    É, por isso que há algumas semanas quando comecei a procurar corretora desconsiderei a Clear e a Rico, que agora são tudo XP. A XP mandou comunicado de aumento de corretagem também há algumas semanas.

    Tem várias cobrando bem menos que isso ...

    Abs,

    ResponderExcluir
  4. Péssimo isso!
    Quando fiz a pesquisa de corretoras, a Rico estava "no grupo do meio"... mas acabei optando por ela pq disponibiliza análises de várias empresas diferentes... ainda estou começando, então ainda preciso bastante de material de apoio...

    Mas um aumento dessa magnitude não justifica, especialmente pq meu volume em ações não é tão alto...

    ResponderExcluir
  5. Tiro no pé...
    Mas, quase todas estão com preços absurdos =(..

    Add no meu blogroll, se puder faça o mesmo..

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dei uma olhada e meu blog não aparece na sua lista...

      Mas vou te add agora, e agradeço se fizer o mesmo.

      Excluir
  6. PD7, infelizmente cresceram os olhos...
    lembro que quando a xpi anunciou a compra, foi informado que nada iria mudar, mas as taxas já aumentaram e hoje fiquei mais de uma hora pra ser atendido no chat online. Um lixo!
    Já estou trabalhando com a Modal Mais e vou transferir tudo da Rico para lá. Corretagem para Fii é a mesma da Rico e não cobram taxa de custódia.

    Espero ter ajudado.

    Abraços,
    oRiquinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade, meu amigo!!!
      tb lembro desse papo de "nada vai mudar"...
      ainda vou pesquisar com calma, mas vi que a modal mais parece interessante... só tem que ver a estabilidade dela no BancoData... pq o banco modal parece que tem rating de especulação/instável... mas a corretora é outra organização. Temos q ver!!!

      Abraço

      Excluir
  7. A corretora pobre foi comprada pelo grupo xp,assim como clear em anos anteriores também foi incorporado ao grupo.
    Resumo da obra: vai subir as taxas nas 3 corretoras.

    ResponderExcluir
  8. Tem uma outra coisa, que acho que ninguém reparou, o ISS que antes era de 5% foi para 9,65%, alguém viu isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso seria especificamente na Rico? Ou na Bovespa em geral?
      Teria alguma matéria falando sobre?

      Obrigado!

      Excluir
    2. Sinceramente, não sei te informar, o que sei é que esse valor (9,65%) já é utilizado na XP, mas não sei até hoje a explicação para ser diferente dos 5%. Mas não acredito que seja algo geral (todas as corretoras).

      Excluir
  9. Estou na mesma situação, apenas irei esperar para ver se irão isentar a taxa de custódia que atualmente é 12,50 e na XP é isenta, se não isentarem irei mudar para a Modal que tem uma corretagem de 8,99 e taxa zero de custódia.

    ResponderExcluir
  10. Muita gente aqui está comentando em sair do grupo XP (Rico, Clear e XP) e migrar para a Modal, especialmente pela isenção de custódia e corretagem mais barata...

    - mas alguém poderia comentar sobre o HB da modal?
    - alguém já verificou os custos dessa migração?
    - a modal tem algum relatórios de análise?

    Agradeço se alguém comentar esses pontos!

    ResponderExcluir
  11. Oi PD7.

    Também não estou contente com este aumento. A Rico estava me servindo a contento, já não era barata (principalmente para fii). Agora ficou cara.

    Estou pesquisando outras. No momento, estou tendendo a ir para a Socopa.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Transferi minha custódia essa semana da Rico para Nova Futura (newf.com.br), corretagem 1,99 / custódia 10,00, tesouro direto taxa 0. Para meu uso - comprar ações para longo prazo - acredito que resolve minha insatisfação com a Rico.

      Não fiz nenhuma operação ainda, para poder recomendar.

      Excluir
    2. oi IDe Daniel,

      Estou muito decepcionado com a Rico... muito mesmo.
      Além de ter se tornado cara, o atendimento caiu muito... nossa, está num nível deplorável (ou eu tenho realmente muito azar de pegar atendentes ruins).

      Atualmente só tenho fundos com eles... estou transferindo as ações pra Socopa (vou fazer um post sobre isso), mas quando resgatar os fundos, vou encerrar a conta.

      Acho q foram comprados pela XP e "subiram a cabeça"...

      Excluir
    3. Também decepcionado com a Rico. Também tenho a impressão que o site deles está bem mais lento e mais instável. Ninguém notou?
      Pensando em ir para ModalMais, NewF ou Socopa.

      Excluir
    4. Abri conta na socopa e estou com as melhores impressões.

      Em breve vou escrever a respeito.

      Excluir
    5. PD7 e Marcelo,
      Fiz a primeira operação ontem na NEWF, a foi tudo tranquilo, corretagem 1,99 mesmo!!! Já enviei a Rico o formulário de transferência de custódia.

      Gostava muito da Rico, mas não vejo mais motivos para continuar lá, custo aumentou, qualidade do atendimento caiu (também notei queda na qualidade como vocês também relataram).

      Acho engraçado como os custos Bovespa da XP (XP, Rico...) estão desconectados da concorrência, boa parte baixando os preços e eles aumentando, alguém tem essa mesma impressão?

      Excluir
    6. Daniel, desconfio que a Rico esteja tendo mais clientes ultimamente, mas sei lá...

      Galera, uma coisa que notei, essas corretoras menores, NEWF, Socopa, etc., têm bem poucas opções de investimento em renda fixa (debêntures, LCI, LCA, CDBs e fundos de investimento). A Rico tem várias opções. Única vantagem que estou vendo...

      Excluir
    7. Marcelo,
      Totalmente, as opções na Rico ou XP são maiores e diversificadas, penso em comprar alguns fundos na XP, porém, operações Bovespa, concentro nas corretoras de baixo custo.

      Excluir
  12. Saí da XP após a "fusão" e transferi tudo para a easynvest. A easynvest tem muita opção de RF tb, mas para RV não acho bom o custo - 10 reais por ordem executada e 0 de custódia. Então vou ficar na RF com a easynvest - que é 0 de custo - e a RV com a Modal.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia pessoal!
    Preciso de ajuda de vcs! ITSA4 ITAUSA PN N1. Minha duvida é: O que significa o "N1" Alguém poderia me ajudar? Desde já agradeço!
    Rafael

    ResponderExcluir