Páginas

quarta-feira, 26 de julho de 2017

O velho dilema do empréstimo familiar

Fala galera!

Passando pra relatar uma situação bem chata que rolou essa semana... o parente A me ligou pedindo 5 mil temers emprestado, pois ele quer trocar o carro do parente B pagando à vista, evitando os juros abusivos do financiamento.

Como devo favores pro parente A, sei que ele tem as finanças organizadas, e trata-se de um valor pequeno... acabei emprestando.

O que eu não esperava era que o parente B entrasse em contato comigo também... e da forma mais inconveniente sem noção inesperada possível: por whatsapp! Isso mesmo, o parente B me mandou mensagem do nada, pedindo pra emprestar pra ele também, pois ele quer pegar um carro com kilometragem mais baixa... e mais 5 mil temers seriam suficientes.

PD7 lendo as mensagens do parente B.

Confesso que fiquei tão surpreso que nem respondi na hora. Estava ocupado, resolvendo minhas coisas... deixei pra lá. No outro dia, escrevi dizendo que aquilo tinha que ser conversado... e o parente B respondeu de forma bem simpática agressiva dizendo: vai emprestar ou não?

Acho realmente lamentável que isso tenha acontecido, sobretudo por envolver familiares... a gente se pergunta até onde pode ajudar, questiona o valor do dinheiro e das pessoas... mas poxa, vamos ter noção das coisas também, né? Ter modos pra falar de certos assuntos e tudo mais... pedir empréstimo por whatsapp é complicado...

Vocês já passaram por algum climão desses?

Abraço!
PD7

47 comentários:

  1. Família é um negócio complicado. Nunca estive em situação parecida, mas acho que só emprestaria para situações bem drásticas ou em pessoas da família que eu tivesse certeza que fariam o mesmo por mim.

    Mas cada caso é um caso. Difícil saber o que fazer. Mas dada a grosseria do parente B eu não emprestaria não hahaha

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poisé... ele realmente foi bem infeliz na forma de abordar :/

      Excluir

  2. Com parente nunca passei.

    Com amigos já emprestei, a taxas de juros e formas de pagamento bem definidas.

    Você pode até emprestar, mas definindo juros e forma de pagamento.
    Além de garantias (como um cheque).

    Isso tem que ser uma "experiência chata" mesmo, principalmente para o Parente B.

    com dinheiro não se brinca.
    O combinado não sai caro.

    Se você emprestar sem juros, sem um prazo de pagamento, já considera doar o dinheiro de uma vez.

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião esse tipo de empréstimo só se faz entre pais e filhos. Para tios, primos e outros parentes, o melhor é recusar educadamente dizendo que não tem o dinheiro disponível (está em um investimento sem liquidez, por exemplo) ou que você tem previsão de ter uma despesa grande nos próximos meses e não pode emprestar o dinheiro.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eles nem sabem o que é liquidez, rs... mas vou dar meu jeito de explicar :p

      Abraço!
      PD7

      Excluir
  4. Olá PD7,

    Já tive um parente que me pediu empréstimo para comprar uma moto, mas eu não emprestei. Não empresto dinheiro para ninguém, pois já me deram calote. Caso um dia eu empreste para alguém só por causa de vida ou morte, ou seja, para a pessoa tratar de uma doença. Caso, contrário não.

    Acho muita irresponsabilidade uma pessoa pedir dinheiro emprestado a pessoa física para comprar carros ou similares.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poisé cowboy... tb penso nisso.
      Se fosse uma causa mais nobre... e já não basta o parente A ter pedido... daria pra comprar o carro. Mas o parente B quer ir além... complicado.


      Abraço!
      PD7

      Excluir
  5. Eu não passo muito por isso, acho que porque não dou muita "conversa". Parentes realmente próximos que eu vejo que precisam de algo, eu ofereço ajuda, mas dificilmente me pedem...não sei como eu reagiria se me pedissem, sabe como é, somos apegados aos nossos temers! rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IFM,
      tb não dou mt conversa, mas pedem mesmo assim kkkkkk
      Abraço!
      PD7

      Excluir
  6. Eu tenho um devedor colega que me deve ha 4 anos...passei 3 mil e so me pagou 2mil em 2013... ja dei como caso perdido. Pedi 5mil emprestado para meu irmao para ajudar pai com juros de 3% a.m. Vou tentar pagar tudo logo no maximo em 2, 3 meses.. Nem dormir consigo direito devendo alguem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor,
      tente extrair do seu colega os motivos do atraso... e vc tem evidências das datas que recebeu pagamento?
      pode chamar ele pra conferir tudo, de repente renegociar o restante numa taxa menor... pra não perder tudo.

      Sobre a dívida do seu irmão, tenha calma... garanta sua capacidade de honrar as dívidas através do seu trabalho... e caso falhe alguma parcela, seja transparente e peça mais prazo ou diminuir a taxa (pro seu irmão não pensar q vc vai dar calote)...


      Abraço!
      PD7

      Excluir
  7. As pessoas só pedem dinheiro emprestado se sabem que você tem patrimônio.

    Se abraçar a frugalidade acaba passando desapercebido pela multidão, ninguém nem desconfia por andar de transporte público, vestir C&A e ter smartphone de 5 anos atrás.

    Via de regra, ter dinheiro sobrando é uma coisa que você nunca pode admitir pra ninguém, pois sempre vão te pedir emprestado e não vão te devolver pois sabem que você tem mais e não vai te fazer falta.

    Se chegar na IF, inventa que tem um negócio on-line ou que é freelancer de alguma coisa pela internet pra nunca desconfiarem de onde realmente vem o dinheiro.

    Infelizmente as pessoas tem inveja do sucesso alheio, ao invés de nos prestigiar ficam nos secando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa Thiago,

      Se eu viver mais frugal do que vivo, tenho que armar um barraco debaixo da ponte mais próxima hahahaha

      Uso transporte púbico, uso C&A, tenho smartphone velho (bem descascado por sinal)... sou mais um na fila do pão hehehe

      Abraço!
      PD7

      Excluir
  8. Salve PD7,

    Emprestar dinheiro, apenas para pais ou irmãos. De resto, não me arrisco a levar o calote. Senão é aquela história, perco o dinheiro ou perco a amizade..

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DM,

      "perco o dinheiro ou perco a amizade"... matou a pau!!!


      Abraço!
      PD7

      Excluir
  9. Olá PD7!

    Eu já passei por uma situação bem chata cara. Foi com meu pai. Tive que dizer não a ele. Disse não pq não era dinheiro que ia resolver o problema dele. Não foi nada legal. Ainda bem que passou. Depois eu emprestei a ele sem problemas.

    Também penso igual ao Ministro, emprestar somente entre pais/irmãos.

    Já com outros, considere o assunto. Tipo, se for para o cara comprar uma casa, até vai. Agora carro...

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi II,

      Tb achei a causa pouco nobre... mas me procuraram, fazer o que...
      Mas pq vc primeiro disse não ao seu pai, e depois disse sim? Não entendi...


      Abraço!
      PD

      Excluir
  10. Pao,

    Esta é a receita do prejuizo, e este segundo parente achei muito folgado.

    Diga que esta apertado e que se ele conseguir o emprestimo é para te avisar, pois voce esta precisando tambem rsrs.

    So empreste se for pra ganhar dinheiro e com garantias, voce nao é a madre de calcutá para emprestar sem juros.

    Abraçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. grande VDC!

      "estou precisando também" hahaha vc fez igual ao Neo em matrix, desviando das balas

      Abraço!
      PD7

      Excluir
  11. Olá pão duro, não empreste, ainda mais para comprar carro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vdd, beto!
      É o q todo mundo está comentando... não é uma causa nobre.

      Excluir
  12. Pão,
    Meu irmão me pediu 30 mil para quitar um empréstimo no banco, que estava com juros muito altos etc e tal... pensei e mandei um não. Ficou puto comigo, ficou um tempo sem falar, mas um mês depois o mané estava indo passear em Nova York. Resumo: tava precisando porra nenhuma, eu que trabalhava e juntava pro folgado pagar de bacana. Aposto $ alto que é o mesmo com seus dois parentes, mesmo que vc não ache isso hoje.
    Leandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro, obrigado por compartilhar sua experiência...
      Realmente, com todo respeito, seu irmão foi bem folgado mesmo... pedindo empréstimo e depois ficar de bacana em NY... complicado hehehehe


      Abraço!
      PD7

      Excluir
  13. Que audácia, hein? Eu tb sou do grupo que não empresta dinheiro pra família nem mesmo amigos, rs. Somente mãe e irmãs, mas ainda assim não facilito as coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi EP,
      Preciso me inspirar em vc, rs...
      Abraço!
      PD7

      Excluir
  14. Rapaz, to numa fase complicada... mas só empresto pra família de primeiro grau.
    Os demais é complicado mesmo.

    Tem que ter peito pra dizer não na lata... e bons argumentos pra convencê-los.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E família é sempre deLicado...
      Por isso rendeu um post.

      Abraço e valeu pela visita!
      PD7

      Excluir
  15. Eu não empresto e ponto.

    Aviso que não tenho o montante disponível pois está em aplicação não resgatável E JÁ DOU O RECADO "além de não ter eu e minha esposa já vivenciamos uma situação chata e firmamos um pacto de nem eu e nem ela emprestarmos, lamento"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um assunto delicado... e nunca sabemos como são as finanças de quem pede...

      Excluir
  16. Tive uma despesa nesse mês de 1k com a minha mãe, até que ela me prometeu pagar em breve, mas não existe garantia pra esses tipos de empréstimos kkkkkkkkk, considero dado, mas foi por uma causa nobre, ela tá tratando saúde.

    Abraço do Norte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mãe e saúde são as duas coisas mais nobres que podiam existir heheheh melhoras pra ela!

      Abraço e valeu pela visita!
      PD7

      Excluir
  17. Já emprestei dinheiro para o meu sogro mas por vontade própria e sabia que ele era batalhador. Me pagou sem juros, porem pagou certinho.
    Para minha mae eu dou sem pedir nada, obvio.

    De resto nao empresto nao, muito complicado essa situação.

    Abraços do BnA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal de sua parte... significa q tem boa relação e confiança.

      Abraço!
      PD7

      Excluir
  18. Fala PD, beleza?

    Nessas questões para mim não tem dilema nenhum. Eu simplesmente não empresto e ponto final!

    De toda forma, como eu sou uma pessoa extremamente discreta, "low profile", como dizem por aí, os parentes inúteis nem pedem nada para mim.

    Sempre tento passar a sensação de que estou na pior, assim, eles nunca vão imaginar que na verdade eu estou cada dia melhor. Entendeu a jogada?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande IL,

      Eu tb sou muito discreto (transp público / roupa barata / zero ostentação rs)... mas mesmo assim isso acabou acontecendo.

      Abraço e valeu pela visita!
      PD7

      Excluir
  19. Complicado viu!
    O mais chato é que nós somos vistos como os "pão-duro" e os chatos. E sempre sobra pra gente. E tem outra coisa mais agravante: quem empresta acaba virando inimigo público. Complicado demais.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd... somos mão fechada, etc e tal... mas quando precisam de grana imagina quem procuram?

      Excluir
    2. Vdd... somos mão fechada, etc e tal... mas quando precisam de grana imagina quem procuram?

      Excluir
  20. Ainda bem que sou filho único, familia pequena, nunca me pediram nada rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vantagem de ser filho único kkkk

      Excluir
  21. Sou mais um do grupo que é reticente à ideia de emprestar $.
    Pra minha mãe, padrasto e tia eu empresto sem juros, seja qual for o tempo q precisarem. São muito organizados, honestos e fazem questão de pagar (até mesmo Qdo saímos pra comer, todos se empenham pra dividir tudo de forma justa e não ficar nas costas de ninguém). Já pra outros parentes, nunca tenho dinheiro. E até provo. Kkk
    Eu sempre deixo umas contas do próximo mês pré programadas. Então o app do banco mostra q meu "balanço" é negativo, já q na conta não fica mais q 100 temers de saldo.

    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha, achei que só eu fizesse isso! Boa!

      Excluir
    2. Kkkkkkkkkk As definições de "não tenho grana" foram atualizadas com sucesso

      Valeu FPI/PJ!!!

      Excluir
  22. "vai emprestar ou não?" Isso é modo de tratar alguém que você quer dinheiro emprestado ? Ele não merece nada. Acho que você deveria falar que não, provavelmente dando uma desculpinha para não acabar com o clima da família, mas pelo visto ele não se importa com isso, pela "educação" que o tratou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o q me deixou bem chateado foram os modos... falta de noção total da pessoa.

      Abraço e valeu pela visita!
      PD7

      Excluir
  23. PD7, sei como é e digo que isso é algo muito pessoal. Eu tenho um circulo de amigos que confio muito e não tenho problemas de empreta pra eles. Já emprestei mil, dois mil e recebi de boa meses depois sem juros. Minha irmã também pediu 20~30 mil pra ajudar a quitar o apartamento recém comprado. Como eu sei que ela é super confiável e controlada, então empresto de boa, mas só fiquei na dúvida se cobrava juros ou não, já que 30 mil rende bem até na poupança Hahaha.

    ResponderExcluir